terça-feira, 20 de junho de 2017

Ainda vai dar o que falar

     A discussão entre manter Tinguá como Reserva Biológica, que é um dos desejos dos ambientalistas, ou transformar em Parque Nacional, que é a iniciativa do governo, com certeza provocará da Unesco, órgão das Nações Unidas, um pronunciamento que poderá pegar o governo de surpresa. Não é achismo isso.
        A audiência pública realizada para este debate, considerando o envio de um texto por parte do reitor da UFFRJ, é um prenúncio de que o mundo acadêmico vai entrar neste assunto e as coisas não ficarão apenas no debate local.
        Quando escrevi que isto irá despertar a atenção de organismos que defendem a manutenção como reserva, não foi em vão. Reafirmo que não será surpresa qualquer manifesto por parte da UNESCO a respeito deste assunto.
       Nova Iguaçu é uma cidade estratégica na Baixada Fluminense e no cenário do estado do Rio de Janeiro. Considerando a importância de Tinguá como uma das reservas mais importantes deste estado, não causará surpresa novas proporções sobre este tema.
     Não sou especialista em assuntos ambientais e, portanto, apenas tenho observado o quanto este caso desperta o interesse em órgãos e instituições de renomes e que em breve deverão se pronunciar, conforme disse uma fonte a este Blog. 
       A ideia de querer criar um parque em  é muito louvável, mas requer cautela que pode afetar até a questão do ICMS VERDE. Acredito que isso ainda vai dar muito o que falar e o que posso dizer, na minha modesta opinião, que apesar da audiência pública, tal transformação ou recategorização não esta por encerrada e, com isto, o prefeito Rogério Lisboa vai enfrentar uma certa ofensiva de ambientalistas e, quiçá, de mais pessoas do mundo acadêmico que estão de olho neste caso. 

Pois é!!!

Hoje motoristas de vans iinvadirão o Paço Municipal para protestarem contra o impedimento de vans circularem no Centro de Nova Iguaçu. Isso...