sábado, 17 de dezembro de 2016

Meio ambiente é cultura... no amplo sentido

Os técnicos da secretaria municipal de Uranismo e Meio Ambiente plantaram, em Nova Iguaçu, uma quantidade significativa de árvores. Posso garantir que supera, em muito, a quantidade de árvores que são solicitadas para serem removidas a pedidos dos contribuintes. Eles contam contam com uma planilha aonde cada uma foi plantada e de acordo com estudos técnicos para realizarem este trabalho. Contam também com anotações sobre as solicitações de remoção de árvores nos últimos quatro anos. Mas apesar de um esforço enorme, eles não conseguem evitar que o número de pessoas que recorrem a este pedido de serviço diminua. Essas pessoas alegam os mais variados problemas para retirarem árvores dos seus terrenos. Nem todos conseguem a autorização, já que os técnicos avaliam e aplicam critérios rigorosos para a retirada de cada árvore. Mesmo assim a mania de querer devastar a cidade ainda é um problema que, apesar das dificuldades no serviços de conscientização, ainda cresce.
Os servidores do setor de Áreas Verdes da prefeitura foram os responsáveis por reparar, também, uma grande falta na porta da própria prefeito. Que ficar de frente para ela e contar o número de palmeiras imperiais plantadas, vai constatar que é a mesma quantidade de árvore para cada letra do nome da cidade. Isso quer dizer que Nova Iguaçu, nome da cidade, conta com 10 caracteres. O mesmo número de árvores plantadas, uma ladeando a outra, formando de um lado quatro (4) que representam a palavra NOVA e mais seis (6) que representam a palavra IGUAÇU. A última foi plantada recentemente após a queda da árvore que representava a letra U no paço municipal.
Pequenas curiosidades sobre a cidade pode chamar a atenção dos leitores para entenderem os motivos daquelas palmeiras imperiais na entrada do prédio da administração municipal. Então perguntarão, provavelmente, por qual motivo não são laranjeiras, árvores típicas da fruta que é empregada como símbolo de Nova Iguaçu, a Laranja. O que se sabe é que desde a instalação do prédio essas palmeiras estão lá e, de fato, a laranja é o símbolo da cidade. Mas é bom lembrar que Tinguá, aonde é conhecida por ter imensas palmeiras, também é local de plantio de aipim, raiz que dá o nome a festa de Tinguá.
As palmeiras imperiais também adornam passagens na história de Nova Iguaçu e até formam o caminho da Fazenda São Bernardino. E talvez é vindo de lá o uso caprichoso delas no frente da Prefeitura. Mas, como se sabe, ao longo da Via-Light, existe o Paço dos Laranjais, o que o próximo governo pode pensar revitalizar. Muitas mudas foram plantadas ali e não conseguiram crescer, as não custa nada insistir na ideia. Afinal, o futuro secretário de Meio Ambiente gosta muito de história..

Pois é!!!

Hoje motoristas de vans iinvadirão o Paço Municipal para protestarem contra o impedimento de vans circularem no Centro de Nova Iguaçu. Isso...