domingo, 25 de dezembro de 2016

Abaixo-assinado da classe cultural

Esse Blog alertou que, antes mesmo do prefeito Rogério Lisboa (PR) tomar posse, um abaixo-assinado da classe artística e de pessoas que militam na área Cultura em Nova Iguaçu seria feito para ser entregue ao futuro prefeito. Que o abaixo-assinado será entregue expressando uma preocupação pertinente, que é a utilização da secretaria municipal de Cultura como "mera moeda de compensação política eleitoral" sem observar os critérios mínimos para a escolha dos seus dirigentes. Este Blog conseguiu cópia do teor do abaixo assinado e, em primeira mão, publica para que os leitores saibam o que a classe artística representada neste documento, abaixo-assinado este que se torna um fato histórico para a cidade de Nova Iguaçu nos últimos anos, requer do futuro prefeito Rogério Lisboa uma análise antes de qualquer iniciativa sem uma mínima consulta à classe. Segundo o documento, ao qual este Blog também vai revelar os nomes de alguns artistas, ativistas e simpatizantes que nele se subscrevem, criticando e alertando que a  classe não vai mais "assistir nomeações sem nenhum compromisso com o interesse cultural". Então, segue abaixo o teor do abaixo-assinado e alguns nomes que nele se subscrevem:

"Prefeito: Tem jeito de fazer bem feito, heim!!!

Esta semana foi anunciado o nome de Juarez Barroso para secretário de Cultura de Nova Iguaçu e a classe artística se viu com desconfiança a indicação do nome de uma pessoa que nem é da classe e nem da cidade. Mas calou-se.
Nos últimos dias, tem-se especulado para subsecretário da mesma pasta o nome do ex-secretário de Cultura do governo Sheila Gama, Anderson Bata, que é da cidade mas não faz parte da classe artística e não teve a sua gestão aprovada pela categoria.
Não podemos mais assistir nomeações políticas sem nenhum compromisso com o interesse cultural, simplesmente para distribuir cargos entre amigos, ou simplesmente a importação de pessoas de fora da cidade como se não houvesse gente inteligente e qualificada para serem gestores cultural local, e com mais conhecimento de causa. É só procurar direito que acha.
Os artistas e produtores culturais abaixo-assinado solicitam ao prefeito eleito Rogério Lisboa que repense estas nomeações, pois caso contrário já vai começar fazendo malfeito na área cultural.
Todos sabemos que o ponto forte da sua campanha foi pregar o diálogo, coisa que o antecessor não fazia. Nós estamos prontos para isso, e acreditando que essa postura não seja só a promessa de campanha, mas que se faça agora na sua gestão.

Obs.: Este manifesto não tem por objetivo o apoio a nenhum nome especificamente para ocupar tais cargos, mas tão somente mostrar a preocupação de algumas pessoas com os rumos de gestão cultural na cidade.

Assinam este documento, em ordem alfabética:

Ailton José      (artista plástico)
Antônio Filipack   (artista plástico)
André Luiz Nascimento   (músico)
Anderson Claro (músico)
Alberto Souza (músico - Trio Nordestino
AMBFA (Associação de Músicos da Baixada Fluminense e adjacências)
Beto Gaspari (músico produtor/conselheiro de Cultura do Estado)
Carlos Zürk Cruz (escritor- poeta)
Carmem Paiva (sambista)
Cau Bastos (Poeta e produtor da Rede de Saraus da Baixada)
Cézar Renato (produtor)
Clério Monteiro (músico)
Guilherme Rocha (músico- Pimenta do Reino)
Gilson Cigolo (músico)
Gregório Lima (dançarino)
Dudu de Morro Agudo (músico-produtor)
Douglas Bastos (músico)
Douglas Borssati (músico)
Daniel Guerra (Conselheiro de Cultura do Estado, músico e integrante da Banda Pimenta do Reino)
Éverton Mesquita (ator-produtor)
Eduardo de Oliveira (músico)
Elizeu Trombone (músico)
Ivana de Sá Nascimento (poeta)
Jorge Canaãn (músico)
Jorge Ferreira (fotógrafo-produtor)
Junior da Prata (poeta - produtor do Sarau Prata e Poesia)
Jhonson Trombone (músico)
Júniro Domingues (músico -  banda Pimenta do Reino)
Luiz Cláudio (Almeida dos Santos) (poeta e jornalista)
Marcos Ferreira (ator)
Markus Moog (produtor musical)
Marvim Maciel (compositor e músico)
Marcelo Peregrino (compositor, músico e produtor)
Mozart Laranjeira (músico)
Macedo Griot (poeta e músico)
Nilo Olegário (músico)
Paulo Sapuri (músico)
Ronaldo Calazans (poeta e produtor do Sarau um Dedo de Prosa e uma Pitada de Poesia)
Rogério Costa ( produtor e jornalista)
Robson Souza (músico- Trio Pé de Serra)
Vinícius Henrique (compositor)
Wendel dos Reis Soares (produtor)
Zeca Carvalho (produtor de eventos)

Ps. Esses são alguns dos nomes, até o momento, que se colocam e subscrevem no abaixo-assinado que, ainda, está em fase de coleta de mais assinaturas. 

Pois é!!!

Hoje motoristas de vans iinvadirão o Paço Municipal para protestarem contra o impedimento de vans circularem no Centro de Nova Iguaçu. Isso...